Uma das marcas da Exponaf é unir negócios com turismo, sendo também uma ótima opção para visitar a feira com toda a família. Então para aguçar a vontade de estar na Exponaf 2019, e começar a preparar sua viagem desde já, preparamos algumas dicas de locais que podem (e devem) ser visitados.
. Observação de estrelas – A dica para quem quer explorar mais a cidade é olhar para o céu no Observatório Municipal Jean Nicolini. Localizado no Monte Urânia, na Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, é o melhor lugar de Campinas e do estado de São Paulo para se observar as estrelas, por ser distante da poluição luminosa. No local, o visitante poderá ver, através de telescópios, dependendo da época do ano e das condições meteorológicas, astros como a Lua, Saturno, entre outros.
. Viagem no tempo – A ideia é voltar aos áureos tempos da ferrovia em um passeio de Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna (SP). O trecho e a locomotiva já foram utilizados várias vezes como cenário de novelas de época como “Terra Nostra”, “Sinhá Moça” e “Cabloca”, entre outras. A viagem, que passa por um trecho desativado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, tem 3h30 de duração e percorre 48 km. Há opção de um trajeto menor, de 1h30. As saídas acontecem na estação Anhumas, que fica na Av. Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1501, sempre aos finais de semana.
. Praia urbana – A praia do campineiro é a Lagoa do Taquaral. É um dos lugares mais procurados da cidade, principalmente, pelos amantes de esportes. No local, é possível caminhar pela densa área verde, praticar exercícios livres, além de visitar a Caravela Anunciação, uma embarcação inspirada na nau usada por Pedro Álvares Cabral, brincar em pedalinhos e até passear pelo parque em um antigo bonde.
. Vista do alto – Outra sugestão de passeio é ver Campinas do alto. E para isso basta visitar a Torre do Castelo ou “Castelo d´água”. O local, que tem 27 metros de altura, foi inaugurado na década de 40 para abastecer de água os bairros da região norte e acabou virando um dos símbolos da cidade. O mirante, que fica na Praça 23 de Outubro, funciona todos os dias até as 17h. A entrada é gratuita. De lá, o visitante tem uma vista de 360º graus da cidade, além de diversas informações sobre as regiões do município que foram pintadas nas paredes para ajudar na localização.
. História e Cultura – Existe um local que faz parte da história de Campinas, de seus melhores e piores momentos, que presenciou os áureos tempos das ferrovias e também sua decadência, que já foi alvo de guerra e acabou virando espaço de lazer. É a Estação Cultura, antiga Estação da Fepasa, fundada em 1872 e que recebeu passageiros até 2001. Hoje virou um importante centro cultural do município. O espaço abriga também o túnel de pedestres, uma passagem subterrânea que liga o Centro a Vila Industrial.
. Wet’n Wild – Parque aquático em Itupeva, na rodovia dos Bandeirantes, próximo a Campinas. Entre principais atrações estão: para a família – Ilha Misteriosa do Cascão, pula-pula inflável, no qual crianças podem escalar e escorregar caindo numa piscina de um metro de profundidade e uma piscina com 2.400m² de área, que simula cinco tipos de ondas, que podem chegar até 1,20m de altura. E para os que gostam de adrenalina, está o R4lly, toboágua de quatro pistas, com 100 metros de extensão e uma altura equivalente a um prédio de seis de andares; e o Vortex, com 4 metros de altura onde os visitantes descem em uma boia com muito balanço e curvas até a piscina.
. Hopi Hari – É um parque temático localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. O parque está a 30 km de Campinas e 72 km de São Paulo. Com 760 mil metros quadrados, é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina e foi projetado como um país fictício, com presidente, capital, idioma próprio, entre outras características, com seus funcionários sendo os habitantes. O parque vem enfrentando momentos polêmicos, como fechamentos temporários por problemas financeiros, mas continua sendo uma grande atração na região.
Como você pode ver, motivos não faltam para estar em Campinas na Exonaf 2019. Seja como expositor ou visitante, contamos desde já com sua presença. Vamos trabalhar muito para fazer desta, a melhor feira funerária de todos os tempos. Venha fazer parte deste grande projeto!